Revendo conceitos, combatendo heresias e defendendo a fé original
** Deseja nos enviar uma crítica, dúvida ou sugestão? Visite a Página de Contato e deixe seu recado! Faça seus estudos bíblicos rápidos de maneira prática e eficaz... conheça nosso recurso online para Estudo Pessoal!

Salvação e a Igreja

“Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

Quem nele crê, não é julgado; o que não crê, já está julgado, porque não crê no nome do Filho unigênito de Deus.”
(João 3:17 e 18)

O que salva? Cristo? A Fé? A Igreja?
No verso citado acima nos diz que é o Filho de Deus, Jesus. Em Atos está escrito:


“Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não há outro nome dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” 
(Atos 4:12)

Não há outro nome dado entre os homens (Jesus) em que podemos invocar e nos salvar.
A fé é essencial para a salvação, como está escrito:


“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que [Ele] recompensa os que o procuram.”
(Hebreus 11:06)


E igreja? Pode salvar?
Sim, uma verdadeira Congregação, bem edificada sobre a Palavra (que é Cristo) pode. Muitos dizem que só Deus salva_verdade_mas numa Congregação certa, é que estão os certos, os justos que ele há de escolher. Mas  não somente sendo um congregante ouvinte, pois o verdadeiro é praticante:


“Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; que isto é vos enganardes a vós mesmos.”
(Tiago 1:22)


Por que pode salvar? Quem salva é Deus, mas ele tem os seus chamados. E assim como anteriormente, eram da Comunidade de Israel, hoje, é da Cristã, de todas as nações. Mas por que? Vamos ler:


“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do domínio da morte não prevalecerão contra ela;”
(Mateus 16:18)


Se a verdadeira igreja não pudesse "possibilitar mais" a salvação, por que Jesus teria dito isso? Sendo que nem apenas o domínio da morte/mundo dos mortos, poderá prevalecer contra ela? 
Sobre quem foi edificada? Pedro, que nesse contexto é chamado de pedra. E, analisando o mesmo contexto, notamos que Pedro declarou Jesus ser o filho de deus, o Cristo. Perceba o seguinte: Se confessarmos a Jesus como o filho de deus, nosso senhor e Cristo, em nós é edificada a congregação.
"Congregação" não é uma instituição física, mas a comunhão espiritual dos irmãos.
Se aceitamos a Cristo, fazemos parte de seu corpo, e assim, é edificado em nós a sua igreja.
Ele é a pedra principal, de esquina: todos nós, como "pedras", onde é edificado a nossa igreja, toma por referência essa pedra de esquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário