Revendo conceitos, combatendo heresias e defendendo a fé original
** Deseja nos enviar uma crítica, dúvida ou sugestão? Visite a Página de Contato e deixe seu recado! Faça seus estudos bíblicos rápidos de maneira prática e eficaz... conheça nosso recurso online para Estudo Pessoal!

A Verdadeira Religião

Fort Vancouver as a Base for Missionary Efforts (U.S. National ...

Existem milhares de religiões no mundo. E mais especificamente, milhares de denominações. Qual é a verdadeira entre estas milhares?



"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Tiago 1:27

O MUNDO PROCURA PELO EXTERIOR

O mundo procura tudo no exterior, e se esquecem de Deus que se manifesta no interior de cada um.
Isso não é de hoje. Desde sempre, a humanidade busca barganhas com a espiritualidade, usando de artifícios de mera aparência. Era compreensível tempos atrás, haja vista imaturidade da humanidade como um todo. Com a chegada de Cristo e a pregação dos apóstolos, uma nova visão foi espalhada. Templos já não eram locais físicos, eram pessoas. Sacrifício era se entregar pelo próximo, e não matar animais em um altar. Foi inaugurado um novo tempo, em que todas essas tradições eram respeitadas porém não incentivadas como uma religiosidade verdadeira que fizesse diferença para a comunidade. Em Colossenses Paulo fala sobre isso: os religiosos impõem várias regras morais e vários rituais que de nada servem para o espírito, que opera em amor imerecido e não em meritocracia. 

Infelizmente, a igreja se institucionalizou-se e a comunidade que estava se levantando oprimida pelo império se tornou opressora. Como já explicamos no artigo "Edificação da Eclésia", a igreja é edificada no solo de nosso coração e não em solo físico. O que chamam de "igreja" são apenas unidades onde a eclésia (povo) se reúne. Falta espiritualidade!
Sabedoria é fazer teologia. Enquanto que para as Escrituras, a verdadeira sabedoria não vem de homens, senão de Deus, pelo seu espírito. 

Da mesma forma que os itens acima, religião deixou de ser algo da espiritualidade para ser um conjunto de rituais e demais coisas exteriores. A letra mata, e o espírito vivifica: Foi o que Paulo deixou claro.

ENFIM: QUAL A VERDADEIRA RELIGIÃO?

Já respondemos no início do artigo:
"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
(Tiago 1:27)

Podemos resumir em uma só palavra: Amar e guardar-se da corrupção do mundo.

Qual é a corrupção do mundo?
A falta de conhecimento. Pela falta de conhecimento, corrompemos.

Qual conhecimento?
O conhecimento da verdade, que nos liberta. Nos liberta do erro, do pecado.
"Nenhuma condenação há, para aquele que está em Cristo Jesus"

Qual verdade?
Que está no evangelho de Cristo.
Voltamos à primeira característica da verdadeira religião: Amar.
Se apenas amamos, já nos guardamos da corrupção do mundo.

Isto é espiritualidade!
Esquecer do físico e lembrar do espírito!
Saber amar sem ver aparência!
Saber amar sem esperar nada em troca!
Saber viver em comunhão!
E isto, é a perfeita manifestação do espírito de deus.

A maioria das "igrejas" dizem:
"Religião aprisiona, Jesus Cristo liberta". Mas os próprios congregantes vivem presos em seus dogmas e anseiam em prender mais almas. Isso é hipocrisia.
Não se iluda com religiões, muito menos pense que nós formamos uma!
A verdadeira religião não está em placa de "igreja" e nem em títulos. Está no coração de quem ama.
Não somos hipócritas, cremos nisso fielmente.
A propósito, cremos no inverso disso.
Pois Tiago diz que a religião LIBERTA. A verdadeira religião te propõe fazer obras da lei da liberdade. Claro, se referindo a religião pura e imaculada que ele mesmo citou.


"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
(Tiago 1:25-27)


Nenhum comentário:

Postar um comentário